domingo, 26 de fevereiro de 2012

O fato ótico

Ao olharmos telas impressionistas, pintadas em meados do século XIX, as achamos belas, líricas mas não imediatamente modernas.

No entanto, o Impressionismo traz vida, forma artística novas através de procedimentos técnicos e plásticos de pesquisa que indicariam que a Arte estava deixando de ser clássica, neo-clássica, romântica.

Os impressionistas se achavam realistas, mas a pintura às vezes chega a ser meio abstrata, tal a inundação de impressões de cores, mais importantes que os motivos pintados.

Claude Monet dizia "fato ótico" a observação do artista do motivo que ia pintar e de " pintura ótica" o resultado dessa observação, ótica, como definia. Tais conceitos, e prática, de "fato" se originam do interesse nele despertado pela recente, então, técnica fotográfica que leva o autor de impression, soleil levant à reflexão artística de uma nova percepção estética.

Ao notar a importância da luz sobre a chapa fotográfica para uma imagem ser formada, Monet, assim como outros pintores impressionistas, pensa na captação imediata da luminosidade.

A boa nova para a pintura é fazer de algo, como a luz- que até então era um elemento componente da tela- motivo plástico e temático. Era preciso perceber e pintar com instantaneidade o fato ótico e praticar uma pintura ótica.

A pintura ótica impressionista se caracteriza por não ter um tema reconhecível sendo ilustrado pela pintura, o que antes não era concebível.Como um crítico comentou, não havia um tema mas impressões. E os impressionistas achavam que estudavam a realidade...

Claude Monet não faz, de antemão, esboço desenhado do que vai ser pintado . A pintura surge da atenção do olhar que passa instantâneamente para o pincel sobre a tela. É a técnica das pinceladas rápidas, técnica que será adotada por van Gogh, Paul Gauguin, Cézanne, como veremos no post Possibilidades Novas.

A técnica de pinceladas rápidas- uma ao lado da outra formando a pintura- fica visível para o espectador numa evidência do fazer da pintura. Fazer esse que é revelação do ato da pintura como um fato. O que seria uma das características da Arte Moderna.

Claude Monet era tão interessado na captação e cognição real luminosa que pinta em vários horários telas em série tendo como motivo a Catedral de Rouen. Cada versão traz a mudança da luz e do tempo no decurso do dia.

É dada vez ao conhecimento e valor estético da percepção instantânea do motivo pintado.

Observação próxima do registro fotográfico mas ineditamente pictórica.

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